ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “PROFESSOR ARTEME LOPES”
PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR
Alto Rio Novo – ES, Março de 2011 .
Justificativa
No ensino fundamental, o eixo da discussão no que se refere ao fracasso escolar tem sido a questão da leitura e da escrita. Cabe a escola promover a sua ampliação de forma que, progressivamente, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental o aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos.
Aprender a ler é não só uma das maiores experiências da vida escolar como também é uma vivência única para todo ser humano.
Ao dominar a leitura abrimos possibilidades de adquirirmos conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social.
Escrever é uma habilidade que se adquire com o tempo e torna-se fruto das atividades desenvolvidas pela criança. Afinal é através da leitura e da escrita que nossos alunos poderão encontrar respostas aos seus questionamentos, dúvidas e indagações.
Diante de tal conhecimento e da Lei maior que garante ao aluno o direito de aprender é que a EMEF “Professor Arteme Lopes” sente-se no dever de cumprir com a lei garantindo com isso o aprendizado de seus alunos. Mas para que isso aconteça faz-se necessário um “Reforço Escolar”, levando em consideração que o número de alunos
Público alvo
Este projeto tem por finalidade proporcionar aos alunos dos 2º, 3º e 4º ano que estão em fase de alfabetização, o direito de ler e escrever.
Objetivos
ü Garantir o direito de ler e escrever;
ü Ampliar o uso da linguagem;
ü Adquirir a capacidade de produzir textos;
ü Compreender e valorizar a escrita;
ü Ler por si só pequenos textos;
ü Reescrever histórias conhecidas.
Recursos didáticos
ü Cadernos;
ü Lápis;
ü Borracha;
ü Papel ofício;
ü Cartolinas;
ü Xerox
Recursos humanos
ü 01 professor para atender os alunos.
Cronograma de atendimento
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
Matutino | 7:00 às 9:30 | 7:00 às 9:30 | 7:00 às 9:30 | 7:00 às 9:30 | -- |
Vespertino | 12:00 às 14:30 | 12:00 às 14:30 | 12:00 às 14:30 | 12:00 às 14:30 | -- |
Planejamento | 16:15 às 19:15 |
Avaliação
A avaliação terá especial importância auxiliando no progresso dos resultados, através do diagnóstico de dificuldades e programação das atividades.
Quinzenalmente o professor fará relatório dos resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades e interesse dos alunos em realizá – las. As professoras de sala de aula e reforço deverão se interagir para detectar as principais dificuldades em sala de aula e reforço para direcionamento das ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário