sábado, 17 de dezembro de 2011

PPP

1.      Caracterização da Instituição:
            A Escola Municipal Professor Arteme Lopes tem por objetivo:
·         Proporcionar atendimento educacional adequado para o ensino garantindo condições favoráveis ao pleno desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e sociais do educando como complementação à ação da família e da comunidade.
·         Desenvolver o educando assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania;
·         Desenvolver a capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

Parágrafo Único – O Sistema Municipal de Ensino do Município de Alto Rio Novo pretendendo que seu projeto educativo seja um espírito e um programa, um estilo de vida e uma pedagogia assumida por uma comunidade escolar composta por educadores, pais estudantes e colaboradores além das finalidades consignadas na lei e em consonância com os princípios expostos no regimento Comum das escolas Municipais de Alto Rio Novo e nesta Proposta Pedagógica, prioriza orientar o aluno a:

a) ter uma atitude responsável pelo seu próprio corpo e seu processo de desenvolvimento;
b) ter consciência de si e do mundo com o qual se relaciona, atingindo o relacionamento humano de pessoa para pessoa;
c) compreender, aceitar e assumir seus sentimentos, vivendo-os adequadamente frente aos diferentes papéis que deve desempenhar;
d) Adquirir uma atitude receptiva frente aos sentimentos, valores e idéias dos outros;
e) ter consciência de que é produto de uma cultura caracterizada pela contínua mudança no campo científico, tecnológico, religioso e sociológico, sendo sensível e critico aos conflitos de valores que surgem numa sociedade onde as mudanças se processam de forma acelerada;
f) ter consciência de que todo ser humano é interferido do seu meio;
g) ser capaz de compreender, analisar, sintetizar e aplicar as informações a que terá acesso;
h) conhecer suas aptidões e aprender fazer opções conscientes orientando-as para uma escolha profissional.

·         A educação oferecida é gratuita, constituindo-se um direito da população e dever pleno do Poder Publico, estando a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem de sua clientela, independente do sexo, raça, cor, situação socioeconômica, credo religioso ou político.

2.      Objetivos da oferta escolar
            4.1 – Ensino Fundamental: 1º ao 5º ano
 A EMEF “Professor Arteme Lopes” oferecerá o Ensino Fundamental de Nove Anos nas séries iniciais (1º ao 5º ano) objetivando a formação básica do cidadão mediante:

·         O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
·         A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
·         O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
·         O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
·         Promover um ensino baseado nos preceitos da ética e da integridade humana, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, da cooperação, da iniciativa, da liderança e do espírito crítico e empreendedor.

4.2 – EJA- Educação de Jovens e adultos (Proposta em análise)

A oferta de escolarização de jovens, adultos e idosos é uma das propostas desta instituição, objetivando atender os não alfabetizados e/ou aqueles que não concluíram as séries iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de dar continuidade aos estudos e conclusão da educação básica.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, enquanto modalidade educacional que atende a educandos trabalhadores, tem como objetivo o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, participando política e produtivamente das relações sociais, com comportamento ético e político, através do desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Para a concretização de uma prática pedagógica verdadeiramente voltada à formação humana, é necessário que o processo ensino-aprendizagem, na Educação de Jovens e Adultos seja coerente com:
a.      o seu papel na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural;
b.      o exercício de uma cidadania democrática, reflexo de um processo cognitivo, crítico e emancipatório, com base em valores como respeito mútuo, solidariedade e justiça;
c.        os três eixos articuladores do trabalho pedagógico com jovens, adultos e idosos – cultura, trabalho e tempo.

3.      Regime de funcionamento
3.1.   Turnos e Horários de Funcionamento:
Turno
Série/ Tuma
Número de alunos
Metragem da sala

Matutino
1º A
25
7,55 x 7, 35
2º A
25
7,55 x 7, 40
3º A
25
7,55 x 7, 35
30
7,55 x 7, 40
Total
                            105

Horário 
07h00min às 11h20min
-
-
Recreio

09h30min às 09h50min
-
-
Vespertino
Série/ Tuma
Número de alunos
Metragem da sala
1º B
25
7,55 x 7, 35

2º B
25
7,55 x 7, 35

3º B
25
7,55 x 7, 40

30
7,55 x 7, 40
Total

                 105

Horário 
12h00min às 16h20min
-
-
Recreio
14h30min às 14h50min
-
-

Total Geral

   08 turmas

      210 alunos

-


4.       Caracterização da demanda atendida pela escola

            6.1 – Perfil dos alunos e da Comunidade:

                A EMEF “Professor Arteme Lopes” atenderá a crianças em idade de 06 aos 11 anos de idade nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental, moradoras da comunidade do bairro onde convivem com as dificuldades econômicas dos pais, a falta de tempo desses pais em se dedicar a educação dos filhos em virtude do trabalho que exercem na zona rural do município ou fora dele o que resulta na pouca participação familiar na vida escolar levando ao atraso, a repetência e evasão. São crianças carentes de afeto, de atenção e de uma educação voltada à sua realidade onde elas não podem contar em casa com o apoio da família na realização das tarefas e trabalhos escolares e outros.
              O Bairro Padre Pedro é formado em sua maioria por moradores de baixa renda, trabalhadores bóias-frias, autônomos e funcionários públicos. 

1.      Espaços Físicos e Equipamentos 


DEPENDÊNCIAS

METRAGEM

EQUIPAMENTOS




SALA DE DIREÇÃO



3,60 x 2,85 m2
Apresenta teto em laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, paredes pintadas, 01 calha fluorescente, janela de alumínio e vidro gradeada, 01 quadro branco.

Mobiliário e equipamento: 02 armários de MDF com 02 portas, 01 mesa de MDF com 02 gavetas articulada com 01 mesa para computador  , 01 cadeira estofada giratória de cor preta, 02 cadeiras estofadas. A sala encontra-se adequada ao funcionamento.
SECRETARIA
ESCOLAR
3,60 x 4,33 m2
Apresenta teto em laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, paredes pintadas, 01 janela de alumínio e vidro, 02 calhas de 02 lâmpadas fluorescentes, 01 ventilador de teto, 01 mural.

Mobiliário e equipamentos; 01 mesa de MDF com 02 gavetas articulada com 01 mesa para computador, 01 computador LG, 01 impressora HP D1560, 03 armários de MDF onde acomoda as pastas e documentos dos alunos, 01 estante em MDF, 01 cadeira giratória, 04 cadeiras estofadas. A sala retro mencionada encontra-se adequada ao funcionamento.

SALA DOS PROFESSORES
3,60 x 4,35 m2

Apresenta teto em laje, parede de cor branco gelo, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, janela grande de alumíno e vidro, 02 calhas de 02 lâmpadas fluorescentes, 01 ventilador de teto.

Mobiliário e equipamentos: 01 mesa de estudo grande medindo 3 mx 1.20, 08 cadeiras, 01 mural com moldura em madeira.

Banheiro para uso dos professores
2,40 x 1,35
02 banheiros localizados ao lado da sala de professores, revestidos de azulejos do piso a altura de 2,0m, possui iluminação através de janela de alumínio e artificial por meio de lâmpadas fluorescentes, vaso de louça branca e descarga manual, 01 lavatório, 01 espelho. Apresenta bom estado de conservação, atendendo de modo satisfatório.   

Coordenação
3,60 x 2,40 m2
Apresenta teto em laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, paredes pintadas, janela de alumínio, 02 calhas fluorescentes.

Mobiliário e equipamentos: 01 ventilador de teto, 02 mesas de MDF, 02 armários de MDF, 01 cadeira estofada, 02 calhas de 02 lâmpadas fluorescentes, 01 mural com moldura de madeira.

Lavanderia
3,60x 1,30
Apresenta teto em laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, paredes pintadas, 01 janela pequena em alumínio, o que possibilita a aeração natural, 01 luminária fluorescentes.

Mobiliário e equipamento: 01 tanque, 01 armário em MDF.
COZINHA

3,60x4,50

Apresenta teto de laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, paredes revestida de azulejo branco do piso a altura de 2,10m, 01 calhas fluorescentes, 01 janela em alumínio grande.

Mobiliário e equipamentos: pia em granito com bojo em inox inox de 2m x 0.60cm, 01 tanque de granito, 01 geladeira 380 litros Electrolux, 01 mesa de madeira, 01 fogão industrial de 04 bocas com forno.


Dispensa
1,30 x 3,60
Anexa à cozinha. Apresenta teto de laje, piso de argamassa alta resistência tipo granilite, 01 luminária. Possui 04 andares de prateleiras em alvenaria em duas das paredes, que acomoda todo o material utilizado para o preparo e distribuição da merenda escolar. A cozinha está em ótimo estado de funcionamento.
PÁTIO COBERTO
169,94 m2

Este é o espaço onde os alunos merendam. Apresenta piso de argamassa alta resistência tipo granilite, cobertura em lage, 15 calhas de 02 lâmpadas fluorescentes.

Mobiliário e equipamentos: 06 mesas de MDF com 02 bancos de cada, 01 mural em azulejo branco, 03 extintores de incêndio, 02 bebedouros, 01 bebedouro industrial com 02 torneiras de água gelada.
PATIO EXTERNO


-

Contendo um espaço livre com algumas árvores plantadas. Está em andamento o projeto de muro da escola e de jardinagem.

SALAS DE AULA
02 salas de aula de 7,55x 7,35 e  02 salas de 7,40 x 7,55

As referidas salas de aulas apresentam teto em laje, paredes pintadas. Apresenta piso de argamassa alta resistência tipo granilite. A iluminação natural se faz através de 02 janelões grandes de alumínio e vidro com grades em volta. Cada sala possui 04 calhas com 02 lâmpadas fluorescentes.

Quadro de giz: Em todas as salas de aula os quadros são de alvenaria, pintado em verde, com moldura em madeira. Possui mural em azulejo branco medindo 1.80cmx0,90cm.
Mobiliário e equipamentos: O mobiliário das salas de aula acomoda bem os alunos, tendo em cada sala 30 jogos de mesas e cadeiras para alunos, sendo na sala que funciona o 1º ano as mesas são próprias para crianças menores. Cada sala também possui um conjunto com mesa para o professor e uma cadeira estofada. As salas possuem 02 armários de MDF com 02 portas. Todo o mobiliário encontra-se em ótimo estado.

BANHEIROS
Para uso dos
alunos em
número de 02 (01 masculino e 01 feminino)
14,36m2 (cada)



São revestidos de azulejos do piso a altura de 2,10 do piso, iluminação artificial por meio de lâmpadas fluorescentes, 01 báscula, 06 Box sendo 02 para banho e 04 com vaso de louça branca, com descarga manual, 01 lavatório com 03 bojos em cada banheiro, 01 espelho em cada banheiro atendendo de modo satisfatório a clientela escolar.

Banheiro para Inclusão
2,55m²
Adaptado para portadores de necessidades especiais (cadeirantes) possui um sanitário com barras de apoio em volta, 01 lavatório e 01 espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário