quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto de Reforço

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  “PROFESSOR ARTEME LOPES”








PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR













Alto Rio Novo – ES, Março de 2011 .
Justificativa

            No ensino fundamental, o eixo da discussão no que se refere ao fracasso escolar tem sido a questão da leitura e da escrita. Cabe a escola promover a sua ampliação de forma que, progressivamente, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental o aluno se torne capaz de interpretar diferentes textos.
            Aprender a ler é não só uma das maiores experiências da vida escolar como também é uma vivência única para todo ser humano.
            Ao dominar a leitura abrimos possibilidades de adquirirmos conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social.
            Escrever é uma habilidade que se adquire com o tempo e torna-se fruto das atividades desenvolvidas pela criança. Afinal é através da leitura e da escrita que nossos alunos poderão encontrar respostas aos seus questionamentos, dúvidas e indagações.
            Diante de tal conhecimento e da Lei maior que garante ao aluno o direito de aprender é que a EMEF “Professor Arteme Lopes” sente-se no dever de cumprir com a lei garantindo com isso o aprendizado de seus alunos. Mas para que isso aconteça faz-se necessário um “Reforço Escolar”, levando em consideração que o número de alunos     
Público alvo
Este projeto tem por finalidade proporcionar aos  alunos dos 2º, 3º e 4º ano  que estão em fase de alfabetização, o direito de ler e escrever.

Objetivos

ü     Garantir o direito de ler e escrever;
ü     Ampliar o uso da linguagem;
ü     Adquirir a capacidade de produzir textos;
ü     Compreender e valorizar a escrita;
ü     Ler por si só pequenos textos;
ü     Reescrever histórias conhecidas.





Recursos didáticos
ü     Cadernos;
ü     Lápis;
ü     Borracha;
ü     Papel ofício;
ü     Cartolinas;
ü     Xerox

Recursos humanos
ü     01 professor para atender os alunos.


Cronograma de atendimento


Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Matutino
7:00 às 9:30
7:00 às 9:30
7:00 às 9:30
7:00 às 9:30
--
Vespertino
12:00 às 14:30
12:00 às 14:30
12:00 às 14:30
12:00 às 14:30
--
Planejamento
16:15 às 19:15







Avaliação
A avaliação terá especial importância auxiliando no progresso dos resultados, através do diagnóstico de dificuldades e programação das atividades.
Quinzenalmente o professor fará relatório dos resultados obtidos com o desenvolvimento das atividades e interesse dos alunos em realizá – las. As professoras de sala de aula e reforço deverão se interagir para detectar as principais dificuldades em sala de aula e reforço para direcionamento das ações.

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